Home / Destaque / Comparativo: Fifa 14 vs. PES 2014
FIFA14-vs-PES2014-cover

Comparativo: Fifa 14 vs. PES 2014

A eterna rivalidade, Fifa vs PES, ganha mais um capítulo. Nos últimos dias saíram os jogos das duas principais franquias de simuladores de futebol para video-games da atualidade: Fifa 14 e PES 2014. As discussões sobre qual jogo é melhor sofrem com os fanboys que não conseguem enxergar nada de bom no jogo rival e nada de ruim em seu jogo favorito. Se você é fanboy, pode parar de ler esse post aqui mesmo, porque faremos uma análise imparcial dos dois games, mas antes vamos falar um pouco do que me lembro do que vivi com a evolução dos dois games.

 


Desde sempre eu jogo games de futebol. Joguei o International Superstar Soccer no SNES em suas mais variadas versões e hacks, como o Campeonato Brasileiro 96, até o ISS 98 no Nintendo 64 que era muito ruim comparando com game do seu console antepassado. Ao ganhar meu primeiro Playstation, joguei o Fifa Soccer do 98 ao 2002. Me agradava muito poder jogar com um dos meus times europeus favoritos, o Arsenal, em um estadio bem modelado para a época e uma mecânica diferente do que estava acostumado no International Superstar Soccer. Mas quando eu joguei o Winning Eleven 2002 pela primeira vez, foi amor a primeira vista. Nunca mais quis saber de Fifa que se mostrava cada vez mais robótico e automático.

 

 

Passou o PSOne, veio o PS2 e eu não larguei mão da franquia da Konami. O Fifa apostava em seus gráficos realistas, mas perdia em jogabilidade. Parecia que a máquina determinava se você iria ganhar ou não no Fifa, porque era tudo automático. Você apertava um botão de passe, o passe ia na medida, com a força exata. A bola parecia que grudava no pé dos jogadores, era um domínio magnético, digital, que ignorava todos as leis da física que uma plataforma 3D deveria, no mínimo, simular. O Winning Eleven se tornou Pro Evolution Soccer e a vir cada vez mais caprichado. Gráficos cada vez melhores, jogabilidade cada vez mais aprimorada, realismo beirando o auge da época e realismo, tanto anatômicos quanto de movimentos, em alta.

 

 

Então veio mais uma geração. O PES continuava superior mas parece que colocou um pé no freio em suas evoluções. O jogo continuava melhor que o Fifa que vinha apresentando melhoras contínuas e até roubando alguns fãs de PES. O PES 2009 foi uma obra de arte, e o Fifa 09 era um jogo medíocre mas que já tinha melhorado muito desde o 08. Mas aí veio o Fifa 10, infinitamente melhor que o 09. Eu mesmo passei a jogar o Fifa 10 e o PES 2010 ao mesmo tempo, mesmo sendo um fã de PES a mais de 8 anos; e o PES não apresentou nenhuma melhora. Praticamente repetiu a fórmula do 09 só atualizando os times. Fifa 11 roubou milhares de jogadores de PES, e o Fifa 12 deu o golpe de misericórdia. PES parou no tempo e em 3 anos o Fifa evolui tudo que não tinha evoluído em 10. Agora, nitidamente, a Konami corre atrás do prejuízo. Agora sim, vamos a análise para descobrir se ela conseguiu fazer um jogo tão bom quanto o Fifa vinha fazendo e se o Fifa manteve o nível de qualidade.

 

FIFA 14

Jogabilidade: O jogo melhorou muito em jogabilidade quando se fala em realismo. Os movimentos dos jogadores estão muito mais “humanos” e seus passes, chutes, dribles e domínios dependem cada vez mais das circunstâncias, e não são sempre do mesmo jeito. Porém, esse acréscimo em detalhes de movimentação, contato físico e colisões, deixaram o jogo MUITO mais lento. Se você esta acostumado com a correria de um Borussia Dortmund x Bayern Munchen vai ter que se de adaptar novamente.

 

fifa-14

 

Visual: Notei que o visual do jogo ficou mais clean, menos brilhoso. Isso, numa câmera afastada, deixa as cores mais chapadas, mas ao mesmo tempo, menos cansativa aos olhos, já que o ambiente não muda em uma partida. Ao mesmo tempo, as texturas estão em resolução ainda maior. Apesar da diferença ser pequena, é notável.

 

fifa-14

 

Som: O som está bem mais trabalhado. Tanto em divididas de jogadores, se pode ouvir aquele som da respiração “bufada”, quanto em relação a torcida. A interação do som da torcida de acordo com o momento do jogo ficou incrível e dá muito mais emoção ao jogo.

 

fifa-14

 

Modos de jogo: Basicamente os mesmos. O Ultimate Team, que é o modo mais popular do game, ficou melhor trabalhado. Eliminando algumas coisas da versão anterior como formação favorita dos jogadores e adicionando outras como lealdade ao time e estilo de jogo (ofensivo ou defensivo).

 

fifa-14

 

Prós: O jogo esta muito mais realista e, principalmente, muito mais tático.

Contras: O jogo está mais lento e mais truncado. Não há mais tanto espaço para muitas firulas ou grandes jogadas individuais. As alterações tiraram um pouco do ritmo de jogo, que era um dos principais elementos do Fifa 12 e 13. Isso não tira a qualidade do game, mas com certeza muda a experiência e será necessário um período de adapação para quem começar a jogar o game.

 

PES 2014

Jogabilidade: Como foi dito antes, o PES havia parado no tempo, em relação à evolução do Fifa e, ao se ver perdendo consumidores para o jogo da EA, teve que rever a sua mecânica. Porém, mesmo no 2014, o PES ainda não encontrou uma fórmula para que isso aconteça bem. O jogo está mais fluído, mas ainda é um PES mascarado de Fifa. Os dribles estão mais reais e os movimentos obedecem mais a “física 3D” mas algumas ações ainda são padronizadas, como quedas, disputas de bola e cabeceios. Não importa a circunstância, o movimento é o mesmo. Isso não altera a experiência, mas incomoda em um tempo que se fala tanto de realismo. Hoje as empresas tem tecnologia suficiente para chegar a este ponto, mas a Konami não está sabendo, ou não quer mudar. Parece que a cada PES que sai, é como se tivessem pego o anterior e dado leves lapidadas. A evolução da mecânica é nítida, deixou o jogo mais ágil e exigindo mais habilidade do jogador, o que melhora a experiência, mas não, a Konami ainda não conseguiu desenvolver uma mecânica que simule bem uma partida de futebol.

 

pes-2014-img06

 

Visual: A minha parte favorita quando falo de PES. O visual do game é impecável. As proporções dos jogadores licenciados estão muito próximas das reais e mesmo de uma anatomia normal. Os detalhes são ainda mais aparentes, frutos de texturas de altíssima resolução e um brilho colocado em lugares certos. Mesmo tendo um visual brilhoso e mais colorido, não fica cansativo e fica ainda mais bonito.

 

pes-2014

 

Som: Basicamente o mesmo das edições anteriores. Ainda sofre com a automatização.

 

pes-2014

 

Modos de jogo: Também não fogem muito das edições anteriores, com menção honrosa para o investimento no público brasileiro, contando com muitos times brasileiros.

 

pes-2014

 

Prós: O PES estava tático em excesso, do modo em que se o seu adversário montar um esquema especial para jogar contra você, ele te domina de forma descomunal. E sabemos que, apesar de importante, tática não é tudo. O jogo dá mais liberdade de movimentação aos jogadores, que não ficam mais presos a um programa que define que ele é ponta esquerdo e não fará nada além do que lhe foi designado. O visual ainda é um diferencial, muito bonito. O jogo está menos robotizado e mais fluido.

Contras: Apesar de estar mais fluido, o jogo está estranho. Claro que com o tempo você pode se acostumar, mas se o objetivo é simular uma partida de futebol, o PES passa longe. Estão tentando “Fifar” mas sem sucesso. O ritmo imposto pelo jogo é impossível e automático.

 

CONCLUSÃO

O Fifa estava passando da linha que põe um limite em realismo e liberdade. O jogo estava quase virando um Fifa Street, eles brecaram um pouco e deram mais importância para o esquema tático. Do outro lado, o PES, deixou um pouco de lado as alterações táticas e estratégicas de um jogo e investiu mais na jogabilidade, mas continua fazendo feio apresentando um jogo com ritmo completamente estranho e fora da realidade de um simulador. Parece que os programadores estavam com preguiça e chupinharam tudo do PES 2013 dando só uma lapidada. Em resumo o Fifa deu um freio em suas características para incluir uns elementos mais visíveis no PES e fez bem. O PES também tentou fazer o memso, mas passou LONGE. Não importa o seu jogo favorito, o seu gosto não depende das diferenças entre um ou outro. Mas em uma análise de um simulador de futebol, o FIFA 14 ainda é melhor que o PES 2014.

 

fifa-14

VENCEDOR!… por enquanto.

About Carlos Gomes

Fotógrafo profissional, dependente de Games. Experimentou seu primeiro cartucho aos 4 anos e dali em diante não conseguia mais parar de assoprá-los. O vício deixava marcas em seus dedos. Calos por movimentos repetidos de meia-lua pra frente e soco. Hoje com 21 anos, ainda não conseguiu se livrar do vício. E nem quer.

Comentarios para : Comparativo: Fifa 14 vs. PES 2014"

Todos os comentarios são via facebook , então cuidado com o que diz!


comments